Querer é Poder

Lista B - Estamos neste projecto com a Missão de construir uma Associação mais forte para um Instituto mais Sustentável.

Visão

Ser uma Associação da Sociedade Civil para um Mundo Global, de referência na defesa de uma Educação Integral onde os conhecimentos e as competências curriculares são consolidados por uma cultura de sólidos valores éticos e de qualidades de carácter.

Missão

  • Contribuir para o ideal do Fundador: formação de Cidadãos úteis à Pátria, fomentando de uma relação Solidária entre os antigos e os actuais alunos do Instituto dos Pupilos do Exército.

Sobre nós


Nos últimos anos a Lista B foi parte activa da intervenção da APE na defesa do IPE, participando em diversas reuniões com o Governo, com o Chefe Estado Maior do Exército, com a Comissão de avaliação do futuro das Instituições Militares de Ensino não Superior. Parte das pessoas que compõem a lista B colaboraram na vida da APE nos ultimos 15 anos.

A lista é composta por um conjunto de pessoas que está integrada no meio empresarial que conhece as competências que os alunos e alunas do IPE devem ganhar ao longo da sua permanência na Instituição. Outros membros têm uma experiência académica, como Docentes no IPE, como Docentes em outras Instituições, outros trazem o conhecimento que significa ser o encarregado de educação do IPE da actualidade. Outros através de iniciativas como a Conversa com Valores foram capazes de atrair ao Instituto nos últimos anos pilões que estão espalhados pelo mundo, com carreira de enorme sucesso para passar a sua experiência de vida quer aos novos Pilões, quer aos Militares, quer aos Encarregados de Educação, quer aos Professores. Outros através de iniciativas como de voltar a dar dignidade aos muros do Instituto de mobilizar dezenas de pilões a pintar a fachada mais importante da Instituição. Somos pessoas com uma vida activa interessante mas somos pessoas que ao longo dos anos fomos sempre capazes de dizer presente, de publicar livros, de fazer palestras, de construir clubes para empreendedores e para promover o networking entre os associados. Outros foram capazes de mobilizar os Pilões a participarem em eventos desportivos destacando a participação da Classe Especial no aniversário dos 100 anos do Instituto.